A História do curso Portella Idiomas

Na época em que era aluno do Colégio Estadual do Paraná, Diocezar Portella iniciou seus estudos de língua inglesa com um professor particular. Já de início apaixonou-se pelo estudo da língua e continuou estudando com esse professor durante 10 meses. Após o curso com o professor, ingressou num curso regular de inglês, já sendo admitido no 4º ano, sendo que no ano seguinte foi agraciado com um prêmio, tendo tirado o 1º lugar.

Como achava que a velocidade da aprendizagem nessa escola era muito lenta, parou seus estudo ali e prosseguiu auto-didaticamente. Iniciou o curso de Letras já então falando a língua inglesa, apenas com o objetivo de tirar o diploma de curso superior. Ao mesmo tempo em que fazia Letras, estudava sozinho outras línguas e simultaneamente aperfeiçoava o método enquanto dava aulas particulares. Esteve em outras escolas, onde também recebeu prêmios de 1º lugar.

Tentou o Instituto Rio Branco, no Rio de Janeiro, para iniciar a Carreira Diplomática, não tendo na ocasião logrado êxito. Como não dispunha de tanto tempo para perseverar no objetivo da Diplomacia, dedicou-se a ensinar línguas estrangeiras, dando aulas particulares ao mesmo tempo em que desenvolvia a metodologia que hoje existe.

Percebendo a necessidade de agrupar os alunos para os quais ensinava, em aulas particulares em sua própria residência, e observando que o volume de interessados no aprendizado de outros idiomas era crescente, em 1985 fundou o Curso Portella de Idiomas, hoje localizado à Rua Comendador Macedo, 555, próximo à Rua Ubaldino do Amaral.

A estrutura da escola é composta por salas, com cabines individuais, onde o atendimento ao aluno é feito de maneira personalizada, similar às aulas particulares do princípio. Na sala de conversação, são ministradas aulas exclusivas da escola para agilizar a capacidade de compreensão auditiva (Listening Comprehension) dos alunos.

Graduado no curso de Letras pela Universidade Federal do Paraná e com formação em várias outras línguas, por diversos cursos que frequentou, Portella concluiu, após observar múltiplas técnicas de ensino, que para falar uma língua é necessário escrevê-la, e como consequência natural, a fala será tão segura quanto a escrita, desenvolvendo-se um conhecimento correto, fluente e seguro. Esse método é a maneira mais eficiente de aprendizado: objetiva e rápida, oferecendo uma fixação excepcional.

Professor Diocezar Portella

Professor Diocezar Portella

Criador do método Portella Idiomas
  • “Meu italiano há dois meses era precário, zero, agora depois de 30 horas já consigo escrever uma carta para meus amigos na Itália. Grazie!”

    Sollies Galli - Secretária para consultoria jurídica e estudante
  •  

    “Antes de começar o curso de língua alemã na escola de idiomas Portella, o meu conhecimento da lingua alemã era zero. Agora depois de 12 horas de aula já começo a entender bem a estrutura do alemão e começo a falar um pouco e a escrever bastante. Sou italiano, psicólogo, sou de Roma e não falo bem português.”

    Gabriele Lo Turco - Psicólogo, italiano, morando há 5 meses no Brasil

  • "Tengo dos clases de portugués en idiomas Portella y me ha parececido muy efectivo el método de estudio. Estoy muy agradado por lo rápido que he aprendido las bases del idioma.”

    Dennys Vera - Engenheiro de Sistemas (Venezuelano, aluno de português)

  • "Trabalho em uma multinacional e já estudei inglês nos Estados Unidos, por um período de 100 horas, mas precisava aperfeiçoar o meu conhecimento. Fiz uma aula experimental com o Portella e fiquei impressionado com o resultado. Hoje, após 08 horas, sinto que aprendo rapidamente e percebo que se tivesse estudado aqui, antes de estudar fora do Brasil, o resultado teria sido muito melhor."

    Marcos Rodrigues - Consultor Educacional, formado em Física pela UFRGS

  • "Eu já tinha estudado em 05 escolas diferentes, ao longo de alguns anos e não conseguia atingir o meu objetivo. A minha irmã me indicou o Curso Portella e marquei uma aula experimental de 02 horas. Me matriculei e realmente estou evoluindo no inglês. Hoje, com menos de 10 horas de curso, já sinto uma grande diferença, com certeza. Este é o curso mais prático e rápido que conheço. Recomendo para quem quer aprender de forma rápida."

    Cristiano Uniga Bajdiuk - Presidente do PSDB Jovem do Paraná

  • "Eu já tinha estudado em 08 escolas diferentes aqui em Curitiba e meu inglês era ZERO. Uma amiga que está na Inglaterra, conheceu uma pessoa na Holanda e ficou impressionada com o inglês dessa pessoa. Foi informada que o curso tinha sido feito aqui no Brasil, no Curso Portella. Foi através dessa amiga que tomei conhecimento. Hoje, com 20 HORAS, posso dizer que agora meu inglês existe. Realmente estou entendendo muito melhor. Eu tinha dificuldade para montar frases e compreender. ESTOU IMPRESSIONADA com o resultado que obtive aqui no Curso Portella de Idiomas."

    Sandra Mara da Silva - Agente de Reservas no Hotel Bourbon Batel Express - Curitiba
  • "Eu marquei uma aula experimental de inglês no Curso Portella de Idiomas para conhecer o método. Eu achava que não ia conseguir aprender tão rápido. Ao final de 07 horas de aulas no curso, fiquei maravilhada com o que aprendi. Eu moro em Rolim de Moura, no estado de Rondônia e pretendo em breve voltar, apenas para continuar o curso de inglês no Portella Idiomas."

    Jôze Velásque Bispo - Comerciante e professora

  • “Vi na internet que um professor tinha curtido a página e aí me interessei. Marquei uma aula experimental de inglês e já nesta aula, senti uma diferença muito grande. Hoje, já na segunda aula, posso afirmar com convicção que estou apaixonada pelo curso. NUNCA VI COISA IGUAL. Recomendo para quem quer aprendizagem super rápida com qualidade.”

    Luana Gomes - (Estudante de Administração na FACEL)
  • “Meu inglês antes de conhecer o Portella era muito fraco. Achava que realmente não conseguiria aprender . Mas neste método as coisas ficam muito simples e você realmente vê os resultados.”

    Carlo André de Mello Hakim - Administrador de empresas, gerente geral de informática

  • "Fiz aulas de inglês no ensino fundamental há alguns anos, depois não tive mais contato com a língua. Mas, devido à necessidade atual, voltei a fazer aulas de inglês. Pensei que não conseguiria aprender. Hoje com apenas 06 horas de aulas, estou otimista e percebi que o método do Portella Idiomas realmente é fácil, estimulante e eficaz."

    Audrei Dassoler - Profª de História e estudante de Direito na Unicemp