A História do curso Portella Idiomas

Na época em que era aluno do Colégio Estadual do Paraná, Diocezar Portella iniciou seus estudos de língua inglesa com um professor particular. Já de início apaixonou-se pelo estudo da língua e continuou estudando com esse professor durante 10 meses. Após o curso com o professor, ingressou num curso regular de inglês, já sendo admitido no 4º ano, sendo que no ano seguinte foi agraciado com um prêmio, tendo tirado o 1º lugar.

Como achava que a velocidade da aprendizagem nessa escola era muito lenta, parou seus estudo ali e prosseguiu auto-didaticamente. Iniciou o curso de Letras já então falando a língua inglesa, apenas com o objetivo de tirar o diploma de curso superior. Ao mesmo tempo em que fazia Letras, estudava sozinho outras línguas e simultaneamente aperfeiçoava o método enquanto dava aulas particulares. Esteve em outras escolas, onde também recebeu prêmios de 1º lugar.

Tentou o Instituto Rio Branco, no Rio de Janeiro, para iniciar a Carreira Diplomática, não tendo na ocasião logrado êxito. Como não dispunha de tanto tempo para perseverar no objetivo da Diplomacia, dedicou-se a ensinar línguas estrangeiras, dando aulas particulares ao mesmo tempo em que desenvolvia a metodologia que hoje existe.

Percebendo a necessidade de agrupar os alunos para os quais ensinava, em aulas particulares em sua própria residência, e observando que o volume de interessados no aprendizado de outros idiomas era crescente, em 1985 fundou o Curso Portella de Idiomas, hoje localizado à Rua Comendador Macedo, 555, próximo à Rua Ubaldino do Amaral.

A estrutura da escola é composta por salas, com cabines individuais, onde o atendimento ao aluno é feito de maneira personalizada, similar às aulas particulares do princípio. Na sala de conversação, são ministradas aulas exclusivas da escola para agilizar a capacidade de compreensão auditiva (Listening Comprehension) dos alunos.

Graduado no curso de Letras pela Universidade Federal do Paraná e com formação em várias outras línguas, por diversos cursos que frequentou, Portella concluiu, após observar múltiplas técnicas de ensino, que para falar uma língua é necessário escrevê-la, e como consequência natural, a fala será tão segura quanto a escrita, desenvolvendo-se um conhecimento correto, fluente e seguro. Esse método é a maneira mais eficiente de aprendizado: objetiva e rápida, oferecendo uma fixação excepcional.

Professor Diocezar Portella

Professor Diocezar Portella

Criador do método Portella Idiomas
  •  

    "Através de uma amiga, colega de trabalho na mesma empresa, ou seja TAM, fui aconselhada a estudar italiano no Curso Portella de Idiomas. Ela falou muito bem do curso, sendo que então marquei uma aula experimental grátis. Eu já tinha estudado italiano durante uns oito meses, com um professor particular e nesta aula experimental com o professor Portella, percebi que eu sabia muito pouco, considerando o tempo que eu havia estudado antes. O método é muito dinâmico, o aprendizado tem sido rápido e é ótimo também porque o meu trabalho não tem horários fixos. Hoje, com 16 horas aqui no Portella, já deu para sentir uma grande diferença."

    Sandra Fava - Comissária de Voo da TAM

  •  

    "Eu já tinha estudado idiomas em outras escolas tradicionais e já tinha um bom conhecimento de algumas línguas estrangeiras. Após ter tido conhecimento do Portella Idiomas, iniciei o estudo da língua italiana e senti um rápido progresso. Atualmente faço inglês e já percebi que de fato, o Curso Portella realmente faz uma grande diferença. Recomendo o curso para quem, mesmo já tendo algum conhecimento, queira se aperfeiçoar através de um método único. Me agradou também a flexibilidade de horários com atendimento individualizado. Considero um curso excelente. Estou impressionada com o resultado."

    Maria Helena Remer - Cirurgiã-dentista

  • "Em 04 ANOS de inglês no ensino médio, não aprendi o que eu aprendi em 02 HORAS, aqui no Curso Portella de Idiomas. Parece mentira, mas é verdade!

    Carla Caroline Bahri - Aux. administrativo

  •  

    “A minha história é um pouco providencial. Iria estudar em outra escola, quando tive que viajar a Brasília; deixei tudo certo, no retorno começaria as aulas. Qual foi a minha maior surpresa no retorno. Uma irmã da minha congregação religiosa disse-me: “Você vai estudar francês?” Respondi: “Sim!”. Ela deu-me o endereço do Portella Idiomas, dizendo: “Meu sobrinho estudou lá e em 30 horas já falava bem o inglês.” Fiquei empolgada. No dia seguinte liguei e fui muito bem atendida. Fui à aula experimental e comprovei que era verdade e me matriculei. Hoje com 40 horas de aula, sinto-me grata e confiante de estudar nessa escola. Me rematriculei para mais 40 horas. No ano que vem, em janeiro vou para Paris ficar algum tempo e estando lá vou ser ainda mais grata por ter passado por essa escola de idiomas e a todos os meus professores que me ensinaram o francês.Amigo (a), se você está em dúvida sobre qual escola estudar inglês, francês, italiano, espanhol ou alemão, experimente e comprove. Você não vai se arrepender, você só tem a ganhar, que é o seu saber, para no dia de amanhã poder se promover no trabalho, no estudo, etc. Venha! Faça como eu. Estou muito feliz de poder aprender cada dia mais e mais ... Agradeço ao Portella Idiomas pela segurança e confiança que me transmite a cada aula no meu saber e entender."

    Irmã Antonia dos Santos - Filha da Caridade de São Vicente de Paulo, aluna de francês

  • "Fui conhecer o Curso Portella Idiomas por indicação de um parente. Já de cara fiquei impressionado com o Portella, pois deu pra ver que ele realmente acredita no ótimo trabalho que faz, no método diferenciado de ensino e nos resultados que traz. O clima é muito alegre e descontraído. Todos os professores têm fluência indiscutível e são muito solícitos e agradáveis. No fim das contas, além do francês, comecei a fazer o espanhol, e minhas duasirmãs, inglês. Sem contar que daqui a pouco o italiano está a caminho. E agora o Portella vai ter que me aturar por muito mais tempo, pois também comprei mais 180 horas além das 30 iniciais. Assino em baixo, de olho fechado!"

    Bernardo Schneider Francio - Formado em Comércio Exterior e fazendo pós-gradução em Logística

  • "Minha mãe fez uma aula experimental e indicou o curso. Eu já tinha estudado por dois anos e meu conhecimento estava a desejar. Não tinha motivação para estudar inglês, pois não via resultado no método de ensino. Me matriculei no Curso Portella, pois já na aula experimental me senti motivado devido ao resultado atingido. Hoje, com 68 horas, consegui obter ótimo resultado em entrevista para emprego. Houve também uma boa melhoria para entender filmes. Tenho inclusive recomendado o curso."

    Luan Martins Kirchhoff - Estudante de Relações Internacionais na Unibrasil

  • “Descobri o Curso Portella porque me chamou a atenção, a oferta de falar inglês em apenas 30 horas. Assim, comecei a fazer o curso e com apenas 19 HORAS fui submetida a um teste de conhecimento de inglês na Renault do Brasil e fui PROMOVIDA A RECEPCIONISTA BILÍNGUE, isso com apenas 03 meses de contratada. Note-se que antes de começar o curso eu não tinha nenhum conhecimento, não sabia nem falar nem escrever em inglês. O curso é ótimo e eu recomendo!”

    Vanessa Stubinski - Recepcionista bilíngue da Renault do Brasil
  • "Um amigo da faculdade me indicou o Curso Portella. Eu precisava aprender espanhol em menos de um mês para prestar prova de proficiência para o Doutorado em Meio Ambiente e Desenvolvimento. Meu espanhol era "zero", sem vocabulário algum e nenhum conhecimento sobre a estrutura da língua. Após 13.5 h (treze horas e meia), prestei o exame de suficiência e para minha surpresa e alegria, fui aprovada! Recomendo o curso para mestrandos e doutorandos em qualquer área, e sou grata ao Portella Idiomas. Hoje leio textos, inclusive técnicos com muita facilidade e rapidez!

    Luciana Pinheiro - Doutoranda em Meio Ambiente e Desenvolvimento pela UFPR

  • "Descobri o Curso Portella pela internet, sendo que o que me chamou a atenção foi a possibilidade de fazer um curso rápido. Eu tinha feito inglês só no colégio e precisava para meu Mestrado em Administração. Marquei a aula experimental, sendo que achei a aula fantástica. Hoje, com 23 horas, minha capacidade de compreensão está muito mais satisfatória. Não gostava de inglês, agora não passo um dia sem estudar porque estou amando. Realmente recomendo o curso e após o inglês, pretendo estudar alemão aqui no Curso Portella de Idiomas."

    Marcelo Vianna Xavier Penha - Angariador de Imóveis da Futurama Imóveis Curitiba
  • "Na busca de um curso rápido e eficiente pela internet, conheci o Curso Portella de Idiomas. Vou para os Estados Unidos em setembro deste ano e preciso aprimorar meu inglês. A flexibilidade das aulas, o método rápido de aprendizagem e o perfil dos alunos, com interesse mais sério na aprendizagem, chamaram minha atenção. Hoje, após 04 HORAS de estudo aqui no Portella Idiomas, sinto que a diferença em relação ao conhecimento anterior é considerável."

    Edmilson Edison Cardoso - Gerente de Vendas da Condor S/A, para a Região Sul do Brasil