A História do curso Portella Idiomas

Na época em que era aluno do Colégio Estadual do Paraná, Diocezar Portella iniciou seus estudos de língua inglesa com um professor particular. Já de início apaixonou-se pelo estudo da língua e continuou estudando com esse professor durante 10 meses. Após o curso com o professor, ingressou num curso regular de inglês, já sendo admitido no 4º ano, sendo que no ano seguinte foi agraciado com um prêmio, tendo tirado o 1º lugar.

Como achava que a velocidade da aprendizagem nessa escola era muito lenta, parou seus estudo ali e prosseguiu auto-didaticamente. Iniciou o curso de Letras já então falando a língua inglesa, apenas com o objetivo de tirar o diploma de curso superior. Ao mesmo tempo em que fazia Letras, estudava sozinho outras línguas e simultaneamente aperfeiçoava o método enquanto dava aulas particulares. Esteve em outras escolas, onde também recebeu prêmios de 1º lugar.

Tentou o Instituto Rio Branco, no Rio de Janeiro, para iniciar a Carreira Diplomática, não tendo na ocasião logrado êxito. Como não dispunha de tanto tempo para perseverar no objetivo da Diplomacia, dedicou-se a ensinar línguas estrangeiras, dando aulas particulares ao mesmo tempo em que desenvolvia a metodologia que hoje existe.

Percebendo a necessidade de agrupar os alunos para os quais ensinava, em aulas particulares em sua própria residência, e observando que o volume de interessados no aprendizado de outros idiomas era crescente, em 1985 fundou o Curso Portella de Idiomas, hoje localizado à Rua Comendador Macedo, 555, próximo à Rua Ubaldino do Amaral.

A estrutura da escola é composta por salas, com cabines individuais, onde o atendimento ao aluno é feito de maneira personalizada, similar às aulas particulares do princípio. Na sala de conversação, são ministradas aulas exclusivas da escola para agilizar a capacidade de compreensão auditiva (Listening Comprehension) dos alunos.

Graduado no curso de Letras pela Universidade Federal do Paraná e com formação em várias outras línguas, por diversos cursos que frequentou, Portella concluiu, após observar múltiplas técnicas de ensino, que para falar uma língua é necessário escrevê-la, e como consequência natural, a fala será tão segura quanto a escrita, desenvolvendo-se um conhecimento correto, fluente e seguro. Esse método é a maneira mais eficiente de aprendizado: objetiva e rápida, oferecendo uma fixação excepcional.

Professor Diocezar Portella

Professor Diocezar Portella

Criador do método Portella Idiomas
  • "Fiz inglês durante 01 ano em outra instituição de ensino. Paguei um valor alto e não tive nenhum sucesso nas provas de suficiência de inglês para o Mestrado em Educação Física. Resolvi, a partir de indicações, procurar o Portella Idiomas. Apesar do custo, o aprendizado é muito superior a outras instituições. Com apenas 20 horas, passei no exame de inglês para o Mestrado em Educação Física."

    Celso Luiz Moletta Jr. - Coordenador de Educação Física do Colégio Martinus

  • "Estava aqui repassando o vocabulário de alemão, quando uma surpresa agradável me ocorreu. Aprendi em 4 horas aula de alemão no Curso Portella de Idiomas, mais do que em um ano e meio em outra escola de idiomas. Pai, Everson Buchi, obrigado pela recomendação."

    Raul Buchi - Professor Universitário na Uniandrade e Psicólogo Clínico

  • “Quando comecei meu curso no Portella Idiomas, pensei que entendia, ou melhor, falava inglês. Após 01 mês e meio de aulas, ou sejam 06 aulas, posso afirmar que agora entendo e falo bem melhor.”

    Eliane Reboli - Nutricionista e Terapeuta

  •  

    “Aprovei o método de ensino Portella, a partir da aula experimental. Além da aprendizagem ser rápida e eficaz, com muita ênfase na escrita, pois como diz o fundador do curso. “Quem escreve bem, fala bem!” Os horários das aulas, bem como a sua duração são determinados pelo próprio aluno, proporcionando um ensino satisfatório e de notável qualidade.”

    Dra. Débora Garcia - Advogada

  • "Antes de estudar inglês no Portella, meu inglês era muito ruim. Vejo que tinha aprendido do jeito errado. Aqui no Portella estou aprendendo de uma maneira mais fácil e correta. Com certeza meu inglês ficará excelente. Tudo devido à técnica que o instituto aplica. Eu estou muito mais segura com relação ao inglês e muito feliz em estudar no Portella.”

    Maria Eugênia Ballesteros - Argentina, morando no Brasil

  • "Eu estudei inglês na escola, mas não gostava. O meu conhecimento era zero e eu tinha aversão pela língua inglesa. Fiz uma aula experimental aqui no Portella Idiomas e o resultado foi incrível. Deu até vontade de chorar, pois em apenas 02 horas eu já estava formando frases em inglês, escrevendo e falando. A metodologia é muito eficaz e o aprendizado muito rápido. É uma experiência incrível."

    Merili Ribas - Estudante de Letras - Português/Italiano na Univesidade Federal do Paraná
  • "Fiquei impressionado, e com apenas uma aula de 01 hora aqui no Curso Portella. Eu já tinha estudado em duas outras escolas aqui no Brasil e um mês nos Estados Unidos. A diferença entre essas escolas e o Portella, é que o resultado é muito mais rápido. Antes de fazer a experimental, eu achava que poderia ser mais uma escola, parecida com as outras, a despeito de ter sido recomendado. Estou tão satisfeito que pretendo estudar mais um idioma aqui."

    Rafael Cesar Sanches Bueno - Futuro comissário de voo, aluno da EAC - Escola de Aviação Civil

  •  

    "Conheci o Portella Idiomas através de toda a minha família que já havia feito o curso. Antes de começar o Curso Portella, eu considerava fraco o meu inglês, mesmo já tendo estudado e vivido na Inglaterra. Hoje, após 29 horas e meia, estou retornando para a Inglaterra para jogar futebol. Agora muito mais confiante, sem medo de errar ou de tentar falar em inglês com as pessoas lá, como tinha antes."

    Maurício Masutti - jogador de futebol

  •  

    "Antes de iniciar no Curso Portella de Idiomas, não tinha nenhum conhecimento do idioma espanhol. Com um ensino objetivo e com a grande vantagem de escolher meus próprios horários, em menos de 30 horas obtive resultados extremamente satisfatórios e consegui alcançar meu maior objetivo na época; tirando 10 na prova de língua espanhola da Universidade Federal do Paraná."

    Luís Gustavo Balestrini - Auxiliar administrativo da EACON – Escola de Formação de Comissários de Voo

  • "Um dia eu estava na HELISUL com minha irmã, que fazia o curso de formação de Comissários de Vôo, quando o professor Portella foi fazer a apresentação da sua escola. Me matriculei no curso de inglês, sendo que antes de iniciá-lo, eu já havia estudado em 02 escolas diferentes e meu inglês era zero. Hoje, após 31 horas no Curso Portella, fiz um concurso público e na prova de inglês acertei todas as questões. Dessa forma, estou muito satisfeita com o Portella Idiomas e recomendo-o para quem quer aprender de forma rápida."

    Mônica Pontes - Funcionária da SoftOne, empresa de informática