A História do curso Portella Idiomas

Na época em que era aluno do Colégio Estadual do Paraná, Diocezar Portella iniciou seus estudos de língua inglesa com um professor particular. Já de início apaixonou-se pelo estudo da língua e continuou estudando com esse professor durante 10 meses. Após o curso com o professor, ingressou num curso regular de inglês, já sendo admitido no 4º ano, sendo que no ano seguinte foi agraciado com um prêmio, tendo tirado o 1º lugar.

Como achava que a velocidade da aprendizagem nessa escola era muito lenta, parou seus estudo ali e prosseguiu auto-didaticamente. Iniciou o curso de Letras já então falando a língua inglesa, apenas com o objetivo de tirar o diploma de curso superior. Ao mesmo tempo em que fazia Letras, estudava sozinho outras línguas e simultaneamente aperfeiçoava o método enquanto dava aulas particulares. Esteve em outras escolas, onde também recebeu prêmios de 1º lugar.

Tentou o Instituto Rio Branco, no Rio de Janeiro, para iniciar a Carreira Diplomática, não tendo na ocasião logrado êxito. Como não dispunha de tanto tempo para perseverar no objetivo da Diplomacia, dedicou-se a ensinar línguas estrangeiras, dando aulas particulares ao mesmo tempo em que desenvolvia a metodologia que hoje existe.

Percebendo a necessidade de agrupar os alunos para os quais ensinava, em aulas particulares em sua própria residência, e observando que o volume de interessados no aprendizado de outros idiomas era crescente, em 1985 fundou o Curso Portella de Idiomas, hoje localizado à Rua Comendador Macedo, 555, próximo à Rua Ubaldino do Amaral.

A estrutura da escola é composta por salas, com cabines individuais, onde o atendimento ao aluno é feito de maneira personalizada, similar às aulas particulares do princípio. Na sala de conversação, são ministradas aulas exclusivas da escola para agilizar a capacidade de compreensão auditiva (Listening Comprehension) dos alunos.

Graduado no curso de Letras pela Universidade Federal do Paraná e com formação em várias outras línguas, por diversos cursos que frequentou, Portella concluiu, após observar múltiplas técnicas de ensino, que para falar uma língua é necessário escrevê-la, e como consequência natural, a fala será tão segura quanto a escrita, desenvolvendo-se um conhecimento correto, fluente e seguro. Esse método é a maneira mais eficiente de aprendizado: objetiva e rápida, oferecendo uma fixação excepcional.

Professor Diocezar Portella

Professor Diocezar Portella

Criador do método Portella Idiomas
  • "Eu era funcionária do HSBC e recebi um bônus para requalificação profissional e fiz opção por um curso de inglês. Fiz uma aula experimental aqui no Curso Portella e gostei do método. Com mais ou menos 30 HORAS, fiz uma avaliação para um processo seletivo e gabaritei a prova. Mesmo já tendo tido aulas de inglês em outras escolas, meu inglês era insatisfatório antes de fazer o Curso Portella. A diferença está no método do curso e o resultado é realmente surpreendente."

    Mônica Maria Cardoso Leal - Administradora de Empresas, pós-graduada pela FAE em Finanças

  • “Depois de várias desistências de vários cursos de inglês, vim aqui e em dois meses de curso estou muito satisfeito com o reultado!”

    Edson Paiva - Engenheiro de Projetos

  • "Tomei conhecimento do Curso Portella, através da minha cunhada. Eu tinha interesse no inglês, mas nunca tinha feito um curso antes. Já no primeiro dia, fiquei muito impressionada com o método, e fiquei apaixonada pelo inglês. Já estou recomendando o curso para pessoas conhecidas fazerem uma aula experimental. Realmente vale a pena!"

    Daiane Scheffer - Estudante de Administração na Unibrasil, estagiária da Prefeitura de Pinhais - PR
  • “Gostei do sistema utilizado no Portella Idiomas. Meu inglês era péssimo e hoje está muito melhor.”

    Gregório Skora Neto - Fiscal

  • "Um amigo da faculdade me indicou o Curso Portella. Eu precisava aprender espanhol em menos de um mês para prestar prova de proficiência para o Doutorado em Meio Ambiente e Desenvolvimento. Meu espanhol era "zero", sem vocabulário algum e nenhum conhecimento sobre a estrutura da língua. Após 13.5 h (treze horas e meia), prestei o exame de suficiência e para minha surpresa e alegria, fui aprovada! Recomendo o curso para mestrandos e doutorandos em qualquer área, e sou grata ao Portella Idiomas. Hoje leio textos, inclusive técnicos com muita facilidade e rapidez!

    Luciana Pinheiro - Doutoranda em Meio Ambiente e Desenvolvimento pela UFPR

  • "Meu inglês antes do curso era muito ruim, apenas o que se aprende na escola. Após 60 horas, acho que tenho capacidade de ler e falar fluentemente em inglês. Eu agradeço aos professores e ao diretor Portella. Com vontade é possível entender coisas que eram inimagináveis para mim. Recomendo o curso, pois é impressionante a facilidade e simplicidade do conteúdo do idioma."

    Luan Inocêncio - Estudante, 15 anos

  • "Eu estudava na Fly Training, hoje EAC, quando o professor Portella esteve em visita para divulgar o curso. A proposta era um curso rápido em 30 horas. Eu não acreditei na ocasião. Após alguns anos, conheci outras pessoas que estavam estudando e me indicaram o curso. Hoje, após a matrícula, com 18.30 h, sinto que a minha maior dificuldade que era montar frases já está resolvida. Saliento que eu já tinha estudado mais ou menos 60 horas, antes do Portella e acho que desperdicei dinheiro. Sinto não ter começado antes."

    Daniele Natali Nunes - Comissária de voo internacional da TAM
     
  • "Meu inglês melhorou muito após estudar com o método do Portella Idiomas, principalmente minha fluência e escrita. Isto me fez convencer meu filho a mudar de curso. Atualmente ele já tem conhecimento de italiano e começou a estudar espanhol.”

    Wilson Oliveira de Souza Filho - Gerente de Projetos e Construção de Redes da Embratel, no sul do país

  • "Quando comecei o meu inglês no Curso Portella de Idiomas, o meu conhecimento era ZERO, nunca tinha feito um curso. Estudei aqui por mais ou menos 35 horas, isso há um ano atrás. Hoje, reiniciando o curso, fiquei impressionado como foi grande a fixação. Fiquei muito surpreso como eu lembrava. Vale muito a pena.

    Ricardo A. Pereira - Gerente de investimento no Senai

  • "Sou comissária de voo, moro em Mairiporã, estado de São Paulo e estou em Curitiba, apenas para estudar inglês no Curso Portella de Idiomas. Meu inglês era "ZERO" e agora, com 30 horas, estou DESLUMBRADA com o resultado. Valeu muito a pena ter viajado 09 horas e estar hospedada em Curitiba apenas para estudar aqui, no Curso Portella de Idiomas."

    Cristiane das Dores Silva  - (Comissária de voo)